Dispositivos móveis

Banidos da Play Store apps em alta roubavam senhas do Facebook

Apps tiveram mais de 5 milhões de downloads antes de serem banidos da Play Store


O Google baniu pelo menos 9 aplicativos que roubavam senhas do Facebook, os apps foram banidos da Play Store na última semana. Os programas estavam disfarçados de versão fotográficas, exercícios, horóscopos e aplicações de melhoria de desempenho para celulares, ao mesmo tempo conseguiam roubar as credenciais de logins dos utilizadores do Facebook com um esquema de phishing.

As aplicações foram baixadas mais de 5,8 milhões de vezes, de acordo com o site de estabilidade digital Dr. Web.

Celular com aplicativos da Play Store
Play Store Google aplicativos tiveram mais de 5,8 milhões de downloads e foram banidos da Play Store – Foto: Unsplash

De acordo com o portal, as aplicações maliciosas pediam para entrar na aplicação com as credenciais do Facebook para desbloquear funcionalidades extras e para desativar a exibição de anúncios.

Desta forma, assim que um usuário introduzia os seus dados pessoais, os criminosos por detrás da plataforma utilizaram malware para roubar as informações como o e-mail do usuário e a senha de acesso do Facebook das vítimas.

Na prática, o esquema funcionou como uma espécie de phishing. Utilizando a página de login verdadeira do Facebook, os criminosos conseguiram contornar os sistemas de proteção da loja Google Play e assim roubar as credenciais de login da rede social.

Cada uma das aplicações maliciosas detectadas pelos analistas do portal ofereciam funcionalidades úteis e funcionavam regularmente.

Programador com tela de códigos aberta

De acordo com o site, esta pode ter sido uma das razões pelas quais os utilizadores não suspeitaram das plataformas.

Num relatório enviado ao site americano Ars Technica, a Google comentou que também tinha banido os criadores das aplicações da sua loja oficial.

De acordo com o gigante da pesquisa, a partir desse momento não poderão enviar aplicações para a Play Store.

No entanto, como o site recorda, é viável que esses mesmos criadores criem outros perfis e disponibilizem novas aplicações maliciosas na Play Store. Fique atento, ao baixar e instalar aplicações de programadores desconhecidos na loja do Google.

Saiba como se proteger

O portal de estabilidade digital Dr. Web dá certas dicas para se proteger e evitar este tipo de esquemas.

De acordo com informações de sites especializados no assunto, é importante que baixemos aplicativos “apps” somente de fontes totalmente confiáveis e fornecidas por desenvolvedores já conhecidos.

Além disso, é também interessante seguir as análises deixadas por outros utilizadores nas páginas das aplicações, uma vez que estes têm a possibilidade de indicar várias ocupações suspeitas das plataformas.

.

Carol Mattos

Carol Mattos | Uma entusiasta de tecnologia e compartilho meu conhecimento sobre como fazer o melhor uso de dispositivos, aplicativos e outras ferramentas para aumentar a eficiência.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Permita a exibição de anúncios no nosso site Parece que você está usando um bloqueador de anúncios. Contamos com a publicidade para ajudar a manter nossa plataforma online. Contribua desativando o seu bloqueador de anúncios.