Internet Explorer não será mais compatível com o Windows 10 em 2022
Microsoft anuncia o fim do Internet Explorer; O navegador já tem data marcada para ser encerrado em 2022
Ao longo desses 25 anos de lançamento, onde poucos utilizaram e uma boa parte não viviam sem, a gigante Microsoft anunciou na quarta-feira de 19/7/2021 que finalmente aposentará o tão lendário Internet Explorer em 15 de junho de 2022.
A partir desta data, quem tomara o comando definitivamente é o Microsoft Edge, na qual é o segundo navegador mais usado em todo o mundo e que utiliza inúmeras propriedades e também o mesmo motor do Google Chrome, Microsoft Edge se tornará oficialmente o programa exclusivo da Microsoft para navegar na web. A gigante Microsoft já havia declarado no ano anterior que o navegador da web seria descontinuado.
O suporte das equipes da Microsoft ao Internet Explorer 11, por exemplo, já havia sido descontinuado. Então, ainda a partir de 17 de agosto, os serviços Microsoft 365 como Word, Excel e PowerPoint Online, bem como OneDrive e Outlook, adicionalmente deixarão de funcionar no Explorer.
Bem como, a empresa havia desanimado os utilizadores a usar o navegador quando lançaram o Microsoft Edge em 2015. Nesse meio tempo, a empresa rebaixou o navegador para uma “correção de compatibilidade”, recomendando aos usuários que migrassem para a nova solução.
O modo IE, que permitiu a abertura de páginas criadas para o Internet Explorer em modo de compatibilidade, foi uma das atrações.
Claramente por causa do Modo IE no Microsoft Edge, o Internet Explorer permanecerá no Windows 10, porém os usuários por enquanto não poderão usá-lo separadamente. Contudo, as noticias da Microsoft continuam a mencionar o Internet Explorer, porém todas as versões encerrará o suporte para o navegador.
O Windows 8.1 não sofrerá, pois as versões mais antigas dos sistemas terão o fim do suporte logo depois, em janeiro de 2023. Em fala o Sean Lyndersay diretor do Microsoft Edge diz que “o futuro do Internet Explorer no Windows 10 passa pelo Microsoft Edge”.
O executivo também mencionou que o aplicativo Internet Explorer 11 será removido do desktop e não será mais compatível com várias versões do Windows 10 a partir de 15 de junho de 2022.