GTA 5: conheça 7 curiosidades sobre a história do gamer
O jogo tem 79 missões e mais 10 missões escondidas, missões polemicas de tortura e controversas tarefas
GTA 5 pertence aos maiores êxitos de Rockstar Games de 2013 e está disponível para PlayStation 3 (PS3), PlayStation 4 (PS4), Xbox 360, Xbox One e computador. O jogo está também programado para ser lançado para a PlayStation 5 (PS5) e Xbox Series X/S a 11 de Novembro de 2021.
Os suportes físicos para o jogo podem ser comprados a partir de $123,40 na Amazon. Além de ter um modo online que continua a receber atualizações, o jogo está cheio de ovos de páscoa e controvérsias, tais como estereótipos de todo o tipo e cenas de tortura de que alguns dos seus jogadores desconhecem. A seguir, 7 curiosidades em relação à narrativa do GTA 5.
Prólogo do game se passa em 2004
Lançado em 2013, o GTA 5 conta uma história que tem lugar hoje, embora tenha começado num tempo mais antigo. O prólogo do jogo tem lugar em 2004, numa área diferente do estado fictício de San Andreas, onde o resto do enredo tem lugar.
No prólogo, o jogador aprende a história do roubo falhado do bando de Michael e Trevor, cujo rescaldo acaba por afetar o resto do jogo. Por detrás da operação que resulta na morte de um dos membros do bando, Michael fez um acordo com um representante corrupto do FIB (o FBI na série). Quando Trevor encontra a mentira, ele jura vingança sobre o seu antigo cúmplice.
O jogo tem 79 missões, mesmo que conte apenas 69
Na ponta da caneta, se o jogador contar tudo, a campanha de jogador único do GTA 5 dá um total de 79 missões diferentes espalhadas pelos 3 protagonistas. Por tanto, o game e o site dentro do game, que é utilizado para verificar o progresso do jogador, contam apenas com 69 missões para concluir o game.
Não há uma razão clara para a história omitir tantas missões. É viável que o Rockstar tenha decidido acrescentar 69 delas, uma vez que na prática é impossível jogá-las todas de uma só vez.
Não é possível jogar todas as missões ao mesmo tempo
Como explicado no artigo acima, o GTA 5 tem 79 missões, contudo estima que 69 delas registam 100% do jogo. Uma das causas da discrepância baseia-se no fato de o jogo dar ao jogador a possibilidade de fazer várias escolhas ao longo de vários aspectos da narrativa. Para conhecer as 79 missões, é necessário jogar o jogo pelo menos de 2 a 3 vezes, tendo o cuidado de fazer escolhas certas e diferentes.
Dependendo da abordagem escolhida para um assalto, por exemplo, o jogador pode continuar num caminho com um conjunto diferente de missões e passos para completar do que a escolha que não fez, porque cada um tem diferentes níveis de dificuldade.
O script do gamer tem 3.500 páginas e 160.000 linhas de diálogos
O guião completo do jogo totaliza 3.500 páginas e aproxima-se de 160.000 linhas diferentes de diálogo. É verdade que nem todo esse conteúdo é representativo da história – há muito no guião sobre colaborações com o povo de Los Santos, eventos aleatórios e missões opcionais – mas mesmo assim, o volume é incrível.
Em comparação com os filmes, as longas metragens têm geralmente entre 70 e 120 páginas, tendo em conta que cada página do guião equivale frequentemente a cerca de um minuto de cena. Esta indicação diz que o GTA 5 poderia transformar-se numa fita de 59 horas para lidar com todos as cenas, diálogos e variações criadas para o game.
Na ação, Tracey participa numa audição para um programa de televisão fictício da série. Ela emerge a executar uma lap dance e a personagem de Lazlow acaba por tirar partido do caso em poses sugestivas. Ao ver a cena que se passa na TV, o protagonista Michael perde o controlo e vai com Trevor para a análise, resultando numa perseguição e num final revoltante humilhante para Michael.
Não é o primeira GTA com finais diferenciado e múltiplos
GTA 5 é o primeiro gamer da série criado pela Rockstar com mais do que um protagonista jogável na mesma história, mas curiosamente não foi o primeiro jogo da gigante rockstar com mais de um final para jogabilidade em campanha. O GTA 4, de 2008, teve apenas uma personagem, mas culminou com uma tarefa em que o jogador teve de escolher entre o perigo e a cautela: de qualquer das formas levou à morte de uma personagem-chave.
No GTA 5, o caso é semelhante, mas tem lugar em 3 finais diferentes, dependendo do que o jogador decide: se deve retirar Michael, Trevor ou optar por uma saída mais honrosa, por mais arriscada e potencialmente suicida.
Cenas de tortura e violência foram alvo de polêmica e crítica
No GTA 5 não há falta de controvérsia: desde as cenas de sexo explícito até à forma como utiliza estereótipos raciais, de género e de classe para conceptualizar as personagens. No entanto, a que gerou mais agitação em torno do seu lançamento foi uma cena de tortura na tarefa By the Book. Nela, controlando Trevor, o jogador pode torturar um informador sobre o paradeiro de um suspeito terrorista.
Houve fortes críticas uma vez que as cenas são explícitas e a tortura é feita através de algumas fases, com choques, asfixia, espancamento com uma chave inglesa e até mesmo arrancar dentes com um alicate. Se a vítima ficar inconsciente, o jogador pode injetar-lhe adrenalina para que recupere a consciência e a tortura possa continuar.