NFTS: o que são, como funcionam e dá para ganhar dinheiro com elas?
Você compraria uma imagem digital por 10 mil reais e um Twitter? Contudo uma imagem digital já foi vendida por 70 milhões de dólares e o primeiro Twitter da história por $ 2.900.000 milhões de dólares, insubstituível e o único são alguns dos adjetivos usados para descrever os NFTs. De forma literal em NFTs é a sigla em inglês para “NON-FUNGIBLE TOKENS” ou “TOKENS NÃO FUNGÍVEIS” no bom e velho português.
Os NFTs são uma espécie de certificado de autenticidade digital que conferem a uma arte, uma música, um meme ou até o primeiro tweet publicado da história o valor de originalidade. E isto concede aos seus detentores o direito e a propriedade digital. O que significa que esse sistema de certificação garante que determinado arquivo ou imagem digital seja único digitalmente falando, contudo podendo ser apenas replicado com autorização do criador ou ator.
Seria como atestar que o quadro da Moraliza no museu do Louvre localizado na França é de fato verdadeiro e não apenas mais uma réplica entre tantas outras espalhadas por aí. E assim como acontece no universo das artes, os NFTs movimentam milhões de dólares com artigos raros e colecionáveis que são leiloados com a certificação digital. Esses ativos digitais são criados quando um conteúdo digital ou produtos específicos recebem o valor exclusivo por meio da tecnologia “BLOCKCHAIN”.
Agora você pode se perguntar, qual seria a vantagem de ter um NFT?
A verdade é que a resposta tá ligado a um gosto pessoal de cada consumidor de NFT, suponha que você seja um torcedor fanático e aquele gol do seu jogador preferido no último minuto no jogo tem um valor imensurável para você, sendo assim você compra o NFT daquela imagem única, quanto mais exclusivo ele for e principalmente quanto mais procurado, admirado e demandado ele for, maior é o seu valor. Da mesma forma como acontece nas obras de artes
Muito confundem os “TOKENS NÃO FUNGÍVEIS” com as “CRIPTOMOEDAS” mas os dois têm conceitos bem diferentes, as CRIPTOMOEDAS podem ser trocadas facilmente no processo que traz liquidez, seja com outra coisa da mesma espécie, qualidade e quantidade ou valor. Já os NFTs vem ganhando liquidez a cada dia que passa através de MARKETPLACES específicos para eles, como se fossem Grandes Shoppings de NFTs
Agora será que dá para considerar os NFTs como um investimento? quando as pessoas pensam em artes, muitas delas pensam em em pessoas vendo, admirando ou comprando quadros, objetos, esculturas como uma espécie investimento. Já com os NFTs não muda muita coisa ou melhor é a mesma coisa. Existem os investidores que compram essas imagens digitais pensando em revender no futuro com lucro.
Ainda é muito cedo para entender qual é o perfil de rentabilidade de risco desses ativos, mais o que tudo indica que o potencial é enorme e tem crescido bastante. A questão é que os NFTs podem ser usados de diversas maneiras seja para criar uma interação que uma comunidade de fãs como os fãs de Pokémon ou times de futebol, seja para eternizar momentos e por aí vai.
Em conclusão o NFT é uma espécie de certificado, um atestado de autenticidade digital, e ele pode ser usado em diversos itens como elementos virtuais, trabalhos artísticos, moedas digitais, dentro de jogos digitais (videogames), avatares, música, cards digitais, vídeos, terrenos virtuais e por aí vai a infinita gama. Esse onda de NFTs esta chegando também nos bastidores de grandes produções de filmes, grandes produtores prometem lançar cenas nunca vistas dos bastidores e elencos em NFTs. Esse é só o começo do uso e da negociação do universo de NFTs.