The Pirate Bay
Suécia
O Pirate Bay é o maior buscador de torrents do mundo. O serviço, criado pela anti-organização sueca Piratbyrån, oferece aos usuários o compartilhamento de arquivos de diversos tipos a partir de grupos que divulgam os lançamentos. A plataforma é conhecida como “o tracker BitTorrent mais resiliente da galáxia”.
O serviço foi concretizado por Gottfrid Svartholm e Fredrik Neij, conhecidos como “Anakata” e “TiAMO”, em 2003. Apesar das discussões sobre a legalidade da plataforma, a organização garante que nenhum arquivo torrent é salvo no servidor. Isso significa que nenhum material protegido por direitos autorais ou ilegais são armazenados diretamente pelo Pirate Bay.
De acordo com a equipe administradora, é responsabilidade do usuário não divulgar materiais maliciosos, falsos ou ilegais. Apesar de não haver censura, pessoas que usam o serviço indevidamente podem ser bloqueadas.
Nos últimos anos, o Pirate Bay foi alvo de uma série de acusações, passando por inúmeras batalhas nos tribunais sobre quebra de direitos autorais e pirataria. Mesmo com diversos bloqueios, a organização continua lutando pelo acesso livre a conteúdos na internet. Para evitar o serviço, países como Coreia do Norte, Holanda, Finlândia, Dinamarca e Reino Unido chegaram a proibir o acesso ao site.