Relógio da Apple salva homem de 78 anos que caiu inconsciente
O smartwatch chamou automaticamente os serviços de emergência
Aos 78 anos um homem sofreu um acidente e foi localizado e socorrido por causa da tecnologia de detecção de queda que possuia seu relógio.
Mike Yager estava sozinho na garagem da sua casa nos EUA uma vez que sofreu uma queda violenta e ficou inconsciente. O Apple Watch alertou então o serviço médico da metrópole e partilhou a sua localização, o que permitiu o salvamento.
Após a queda, o Apple Watch emitiu alertas sonoros e toques no pulso de Mike, no entanto, como Mike não se moveu durante 45 segundos, o dispositivo ativou os bombeiros.
Ele teve uma fratura no nariz, vários hematomas em seu rosto e em outras partes do corpo.
Durante todo o serviço, Mike ficou surpreendido e pareceu ignorar a funcionalidade do dispositivo. Yager sem entender pergunta aos bombeiros, Como vocês me identificaram e chegaram aqui? Um dos bombeiros respondeu que o relógio enviou uma mensagem de alerta e havia passado todas as informações de emergência para a central. Mike deixou sair um retumbante e espantado “O quê?”.
A esposa de Mike, Lori, afirma que o Relógio Apple foi essencial para salvar o seu marido.
A imprensa local pegou no caso, mas não foi noticiado qual a geração do Watch Mike estava a usar. No entanto, o idoso dar todo credito ao dispositivo por ter salvo a sua história. Todos sabemos que um Apple Watch para algumas pessoas possui é um preço um pouco elevado, contudo se pensarmos na eficiência do relógio, valera muito apena, principalmente se a faixa etária do usuário for superior a 65 anos.
Esta não é a primeira ocasião em que o Watch da Apple salvou uma vida. Em Abril, a mesma funcionalidade de detecção de quedas salvou um homem que tinha desmaiado, também nos EUA. No mês de Março, em um assunto relacionado um homem fez a utilização tambem de um smartwatch para fazer uma chamada de serviço de emergência depois dele ter caido em um lago congelado.
A capacidade de detecção de quedas está disponível no Apple Watch 4 e nas gerações posteriores. Após uma queda, o dispositivo emite bipes e alertas no ecrã, à espera que o cliente se mova e responda que está OK, selecionando a alternativa no nosso ecrã. Se nenhum movimento for detectado, o dispositivo executa automaticamente a chamada para um centro de emergência e envia mensagens para os contatos de emergência registados na funcionalidade “Histórico do Doutor”.
O último Apple Watch lançado pela Apple é a Série 6, que, além da detecção de quedas, tem um oxímetro para medir o grau de oxigenação no sangue e electrocardiograma. O dispositivo tem um ecrã de 1,78 polegadas, 32 GB de armazenamento e 1 GB de RAM.
Está atualmente disponível no website da Apple a um custo que começa em R$ 5.299,00. Na Amazon pode se encontrar por R$ 2.698,00.